Vocês nem queiram saber como fiquei quando retirei o peru do forno para preparar o molho e a bateria da máquina fotográfica resolveu armar-se em difícil! Ainda disparou o flash e eu pensei que tinha captado pelo menos uma imagem do meu peru tostadinho por fora e quando vou a ver as fotos no cartão... nada!
Ora bolas! Já o ano passado quando fiz esta receita pela 1ª vez não consegui tirar uma única foto! Isto é o perú que está feito com a bateria! lol
Aliás, é artimanha do peru com toda a certeza porque ia-me dando um chilique no talho quando pedi ao senhor que retirasse o osso dos desejos (todos sabem qual é, certo?) e o senhor entendeu que me ia desossar o peito do bicho. Lá dei conta a tempo e tive que explicar o que era o osso dos desejos ao senhor que lá trabalha há pouco tempo (só me calham é duques!), mas a pele que devia estar intacta para levar a manteiga ficou feita num oito!
Adorei a primeira vez que o fiz embora tenha cozinhado um capão em vez do peru e, não usei nem alecrim nem tomilho porque na altura não encontrei!
Desta vez segui a receita à risca e ainda me deu mais prazer cozinhar e saborear!
Registei tantos passos que não podia deixar de postar a receita.
A receita vi no video Jamie's Christmas de onde tirei várias ideias para deleitar os convidados!
1 peru caseiro de 6 kg
sal
100 gr manteiga (temp. ambiente)
½ noz moscada ralada
1 laranja, raspa
azeite
talos de aipo
2 cenouras
2 cebolas em quartos
azeite
Recheio:
(2) 600 gr carne de porco
1 gema
(1) ½ volume do porco – pão ralado feito em casa
(4) ¼ vol. Porco – ervas: 1 ramo salva, 1 ramo peq. Alecrim e outro de tomilho
(3) 12 damascos secos picados grosseiramente
(5): 2 cebolas vermelhas
1 fio azeite
2 fatias de bacon picado
sal
2 punhados de castanhas cozidas
75 gr manteiga
pimenta q. b.
Molho:
1 ½ farinha
3 caldos de carne
(Natal, 2010) Retirar o osso dos desejos (pedir no talho), retirar as asas e deitar no tabuleiro. Deitar 1 a 2 colheres de sopa de sal na pele do peru e esfregar.
Fazer uma pasta com a manteiga, noz moscada, raspa da laranja.
No peito, separa-se a pele da carne para temperar com a pasta de manteiga. Enquanto estiver a assar esta gordura vai-se libertando e permite que a carne do peito não fique tão seca.
O salazar pode ajudar onde a mão não chega!
Deitar a pasta de manteiga num saco plástico e cortar uma ponta. Espremer a pasta entre a pele e a carne do peru.
No tabuleiro deitar o aipo e a cenoura cortados em terços, a cebola em quartos e um fio de azeite. Em cima dispor o peru e regar com um fio de azeite. Tapar com folha de alumínio e guardar no frigorífico.
Recheio:Fazer um refogado com a cebola e as gorduras em lume brando. Juntar o bacon.
Adicionar sal e as castanhas um pouco desfeitas.
Depois desta mistura (5) completamente arrefecida juntar aos restantes ingredientes picados. Envolver tudo com as mãos.
A salva, o alecrim e o tomilho! Aromas fantásticos! Fiquei super feliz de conseguir encontrar todas as ervas que precisava!
Nunca mais arranjo os canteiros para plantar! É que vale bem a pena. As ervas são caríssimas e a salva não chegou para outras receitas que fiz. Tive que comprar mais dois raminhos!
*Ver lista de ingredientes.
Juntar sal e pimenta q. b. e envolver com folha de alumínio.
Na manhã de Natal:Retirar o peru do frio 40 minutos antes de colocar no forno.
Rechear o peru com 2 mãos cheias de recheio, espalmando cada porção. Deitar um pouco na cavidade do pescoço. Com a restante carne moldar almôndegas e deitar no tabuleiro.
Deitei algumas noutro tabuleiro de carne que irei publicar futuramente.Pré-aquecer o forno a temperatura máxima. Quando se colocar o peru reduzir para 180ºc deixando a folha de alumínio. Cozinhar por 3 horas.
Na última ½ hora retira-se a folha de alumínio e aumenta-se a temperatura para tostar a pele.
Verifica-se se está bem cozinhado (
Espetar uma faca e ver a cor do suco que a carne liberta. Se estiver rosado o perú ainda não está pronto!)
Quando estiver pronto deixa-se o peru descansar com alumínio e um pano em cima para manter quente, enquanto se faz o molho.
Molho:Retiramos a gordura (2 a 3 conchas) do peru que se formou à superfície no tabuleiro e levamos o restante molho a lume brando. Deitar 1 ½ c. sopa de farinha e envolvemos com os vegetais para fritar um pouco. Esmagamos os vegetais. Juntamos 3 caldos de carne (usei 2 knorr de galinha) e deixamos reduzir por 25 minutos em lume brando.
Coa-se o molho e serve-se com o peru fatiado.