13 de fevereiro de 2010

Bacalhau à Prior

Apesar de ter vontade de adaptar esta receita, segui-a à risca. A verdade é que nunca tinha provado o Bacalhau à Prior! Ele faz-se de tantas maneiras...

...não! Afinal acabei por cozer mais uma posta de bacalhau e mais umas 2 ou 3 batatinhas...
Mas deixo a receita original!



4 postas de bacalhau demolhadas
1 kg batatas
6 ovos
4 dentes de alho
50 gr azeitonas pretas
1,5 dl azeite
sal
salsa picada


Leva-se o bacalhau ao lume até em água fria, até que comece a ferver. Desliga-se o lume e reserva-se.
Cozem-se as batatas com pele e 3 ovos em água e sal.
Escorre-se o bacalhau e limpa-se de peles e espinhas.
Descascam-se as batatas e ovos e cortam-se ambos em rodelas.
Liga-se o forno a 200ºC.
Picam-se os alhos.
Num pirex colocam-se em camadas alternadas a batata, bacalhau, ovo cozido, azeitonas, o alho picado e salsa. A última camada deverá ser de batatas.
Rega-se tudo com o azeite.
Batem-se os restantes ovos com sal e verte-se no pirex que vai ao forno por 15 minutos. Eu acho que o meu ficou por lá uns 25!
Servir quente. Decorar com salsa e mais azeitonas.

Esta receita serve perfeitamente para alturas de "reciclagem" de bacalhau e batatas, como foi no Natal.

TeleCulinária Gold nº 53.

5 comentários:

  1. Delicioso o seu bacalhau!!!!!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. o meu marido é fã de bacalhau.. vou levar esta receita comigo, pois tenho a certeza que ele vai adorar.

    ResponderEliminar
  3. Bacalhau é bom de quase todas as formas.. Gostei muito desta receita..
    bjinhus

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails