29 de novembro de 2009

Moussaka I


De todas as cozinhas do mundo, a Cozinha Grega será talvez aquela com que mais me identifico. Muito tenho ainda a descobrir. Adorava conhecer localmente esta cozinha, os mercados, a sua história e o cenário - ilhas vestidas de azul e branco - parece-me bastante convidativo!

Os gregos apreciam comer bem e beneficiam de clima e posição geográfica que lhes permite a produção de ingredientes excepcionais: desde os vinhos cultivados em solo vulcanico aos aromatizados com resina de pinho; os iogurtes gregos; o queijo feta; as massas folhadas - autênticas especialidades - com seus recheios doces ou salgados... Bem, não saia daqui!

Fica aqui mais uma versão deste clássico que é a Moussaka - de fácil preparação e que eu aprecio muito! - com especial destaque para o creme de ovos e iogurte, em alternativa ao béchamel, muito simples e saboroso.


2 beringelas
450 gr carne de vaca picada
2 cebolas em rodelas finas
1 dente de alho picado
400 gr tomate de conserva picado
2 c. sopa salsa fresca picada
sal
pimenta
2 ovos
300 ml de iogurte natural magro
1 c. sopa queijo parmesão ralado


Alouram-se as rodelas de beringela, de ambos os lados sem as sobrepor, numa frigideira antiaderente (deitei um fio de azeite). Reserva-se.
Frita-se a carne, mexendo sempre, durante 5 minutos. Misturam-se as cebolas e o alho e aloura-se mais 5 minutos. Adiciona-se o tomate, a salsa, sal e pimenta e salteia-se em lume brando até a carne ficar bem frita.
Pre-aquecer o forno a 180ºc. Numa assadeira rectangular distribui-se metade das beringelas. Deita-se depois a mistura da carne, seguido-se as restantes beringelas.
Batem-se os ovos numa tigela. Envolve-se o iogurte e tempera-se de sal e pimenta. Deita-se esta mistura sobre a moussaka e polvilha-se de queijo parmesão - eu muitas vezes nem uso queijo.
Vai ao forno a gratinar por 45 minutos ou até a crosta estar tostada.

Fonte: Cozinha Grega, Parragon.

8 comentários:

  1. Preparei certa vez uma Moussaka, está em meu blog. Mas esta tua receita tem algo de especial e diferente, já que é feita com iogurte. Aprecio este ingrediente, principalmente em pratos árabes, porém me parece combinar divinamente com esta Moussaka.

    Um grande abraço.

    joão Mario

    ResponderEliminar
  2. I love eggplant! This looks delicious... I too love Greek food.

    ResponderEliminar
  3. Também adorava conhecer a Grécia e a tradição gastronómica. Esta moussaka tem muito boa cara :)

    ResponderEliminar
  4. epahhh adorei!! e esse creme alternativo ainda melhor!

    ResponderEliminar
  5. Conheço pouco a cozinha grega (tenho pena) mas a moussaka é um dos poucos pratos com que já estou familiarizada. Adoro beringela. Está-se a tornar mesmo uma paixão.

    Tenho de testar aqueles rolinhos de beringela que tens para aí no teu blog, mas no meu caso com soja granulada.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  6. bem aspecto È FANTASTICO!!!!! DEMAIS..... mas nao sei se iria gostar das courgetes mas gostava imenso de provar!!!! ADOREI!

    ResponderEliminar
  7. Adoro, adoro cozinha grega, adoro tudo o que é mediterranio. Ficou muito apetitosa a tua.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails