10 de agosto de 2010

Moussaka II


O que eu andava à procura deste livro... Falling Cloudberries da Tessa Kiros é uma compilação de receitas de família. Adorei! Apenas folhear é delicioso!
Dália, o livro chegou em 2 dias! Obrigada pela dica preciosa!

A eleita para a estreia foi a Moussaka, já conhecida e apreciada cá em casa. No entanto esta receita diferencia-se da que costumo fazer, tem mais carácter, os temperos são evidentes.
Apesar de demorar algum tempo a preparar, pode-se cozinhar a carne de véspera, desde que esteja à temperatura ambiente quando for usada. Assim, não vai parecer tão demorado, nem complicado. Eu prefiro fazer o meu mas pode-se também usar o béchamel de compra para facilitar.

Daqui em diante vou juntar o que achei melhor das duas receitas: a preparação da carne desta Moussaka e, em vez do béchamel, gratinar a mistura de ovos e iogurte da Moussaka que já publiquei.


2 beringelas (1 Kg)
250 ml azeite
1 cebola grande picada
3 c. sopa salsa picada
2 dentes alho
850 gr carne picada
(uso sempre vaca + porco)
1 c. chá canela
1/2 c. chá orégão secos
1 folha louro
sal e pimenta preta
125 ml vinho branco
500 gr puré de tomate (apenas piquei)
500 gr batatas descascadas

Béchamel:
120 gr manteiga
125 gr farinha
1 litro leite quente
noz moscada
(também deitei uma pitada de sal)

Cortar a beringela em fatias de 0,5 cm e salpicar com sal. Deixar num escorredor cerca de 1/2 hora.
Refogar a cebola em 3 colheres de sopa de azeite. Quando estiver translúcida juntar a salsa e o alho picado. Quando o alho começar a cheirar juntar a carne e deixa-se ganhar cor e perder a água. Depois deita-se a canela, os orégãos, a folha de louro e tempera-se de sal e pimenta preta.
Adiciona-se o vinho e deixa-se evaporar para depois juntar o tomate. Eu optei por picar porque gosto de sentir os pedacinhos do tomate. Deixar cozinhar em lume brando por cerca de 30 minutos, destapado.
A carne não deverá perder o molho, mas se isso acontecer deve-se juntar um pouco de água.
No restante azeite, fritam-se as batatas cortadas em rodelas de cerca de o,5 cm. Escorrem-se em papel absorvente, temperar com sal e no mesmo azeite fritam-se as beringelas que se devem escorrer também em papel absorvente.
Prepara-se o béchamel derretendo num tacho a manteiga. Deita-se a farinha e deixa-se cozer um pouco. Vai-se vertendo o leite quente aos poucos, mexendo. Tempera-se de sal e noz moscada e deixa-se engrossar. Vai parecer muito béchamel, mas não é!
Num tabuleiro oval com 35 cm de comprido, 24 de largura e 6 de altura (ou outro equivalente) colocar no fundo metade das fatias de beringela. Segue-se uma camada de batatas. Depois espalha-se bem metade do preparado de carne picada e alisa-se a superfície. Coloca-se outra camada de fatias de beringela e outra de carne e alisa-se novamente. Verte-se o béchamel.
Levar a forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos ou até estar ligeiramente dourado.
Serve 8.

5 comentários:

  1. deve ficar delicioso este pato,fiquei com agua na boca,bjs

    ResponderEliminar
  2. A Moussaka, é uma receita tradiciona Grega, que já pensei em fazer à um tempo, mas ainda não surgiu a oportunidade.
    A tua tem muito bom aspecto.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  3. Tenho alguns livros dela na minha lista de desejos :) Esse é um deles. Como sou super fã de beringelas, esta é uma óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Uma aparência ótima! Que livro lindo, quantas fotos maravilhosas, fiquei encantada! Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de moussaka e a tua ficou com excelente aspecto.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails