17 de novembro de 2008

... na Itália.

Aqui há uns tempos deixei um comentário no blog 100% açúcar, acerca de como se arranjavam cogumelos frescos. De vez em quando dou a volta aos meus livros e revistas de culinária e lá encontrei a resposta para a duvida da Fátima que era também minha, uma vez que eu nunca tinha experimentado cozinhar cogumelos frescos.
Nessa altura decidi que também haveria de cozinhar os ditos.
Esta semana lá estavam os cogumelos frescos na mercearia onde gasto... comprei alguns (escolhi os mais pequenos). Comecei a fatiá-los para um molho de umas Costeletas de Vitela com Pinhões. Tive que reservar metade porque acabou por render imenso.
Ontem, ao folhear o livro Cozinha na Itália do Jamie Oliver vi a receita dos Cogumelos lâminados com Mozzarella e Tomilho (pág. 29). Era simples e dáva para utilizar os cogumelos que restaram. Ficaram divinais.

2 mãos cheias de cogumelos lâminados
300 gr mozzarella em pedaços
1 caule de tomilho fresco, só as folhas (tive que usar seco)
sal marinho
pimenta preta
azeite

Distribuir os cogumelos numa travessa de ir ao forno/mesa. Espalhar por cima o queijo e o tomilho. Temperar com sal e pimenta e azeite e deixar no grelhador alguns minutos.
Está pronto quando o queijo estiver derretido e dourado. Acompanha pão estaladiço.


Devo dizer que a uma dada altura a travessa que utilizei ficou com molho. Parece-me que era água que os cogumelos largaram. Tirei com uma colher e continuou no forno. Eu tinha pão fresco mas levei ao forno para que ficasse quentinho e estaladiço.
Parecia pizza, mas era só a entrada! Ficou tão bom!



Ainda na onda da culinária italiana decidi fazer uns Tortellinis de Queijo que aguardavam no frigiorifico. Ainda não sabia era como!
Comecei por deixá-los ferver 4 min. em água e sal. Enquanto isso preparei um refogado de cebola em azeite e vaqueiro com alho. Piquei 1 tomate e 1 courgete. Juntei ao refogado. Ainda parti 1 linguiça às rodelas, juntei 1 punhado de azeitonas pretas às rodelas, umas lâminas de cogumelos frescos (ainda deu para colocar algumas aqui). Depois de escorridos os tortellinis juntei ao outro preparado. Juntei também um pouco da água de cozer os tortellinis.
Já no prato, é só polvilhar com queijo parmesão ralado.
Até ficou bom... mas como já ia uma travessa dos cogumelos à Jamie... não houve estômago para muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails