13 de outubro de 2009

Venho mostrar um pouco do que foi a Feira Anual de Vila Franca de Xira - XXIX Salão de Artesanato! Adoro este ambiente! O cheirinho do courato no pão mesmo ali ao lado!
Vou mostrar pouquinho porque em algumas barraquinhas não permitiram que tirásse fotos.
Aqui ficam as que tirei!




O recinto é enorme! As tendas formam várias ruelas e foi por aqui que comecei!


Esta barraquinha é bem gira, com imensos trabalhos em verga, palhinha, bambú, corda e outros materiais similares. Ao fundo notam-se duas cadeiras com a respectiva mesa - já não se consegue perceber =( - que era um mimo!

Depois seguiram-se mostras de mobiliário para a casa, com destaque para cozinhas feitas por medida. Outra tenda havia só com candeeiros! (Sem Fotos)

Tivemos ainda uma florista de serviço!

Reparem nesta planta gigante! Super engraçada! É carnivora e acaba com os mata-moscas de qualquer casa! A planta tem que se pendurar porque as sua flores ficam sempre caidas. Os plásticos que se vêm estão a proteger os caules das flores (que são as "bocas", lol).

Seguiu-se um dos temas que mais gosto! As peles! Gostava de ter uma carpete destas na minha sala! Mas ainda não convenci o marido - heide lá chegar! O preço também não é convidativo! As grandes rondavam os €450,00!


Esta da vaquinha é das minhas preferidas!
Alguém quer um chapéu de cowboy?!?

E estas pantufinhas tão quentinhas. Eu tive umas destas quando era míuda. E o meu irmão teve umas em bebé!
Seguiram tendas de malas e calçado.

Aqui havia também casacos e gorros em lã com cores muito alegres. Tirei uma foto mas ficou tão feia... Chiuuu...

Demos de caras com este grupo que reproduzia sons maravilhosos. As vozes dos senhores, as flautas, um género de maracas, os gritos em jeito de rezas a espíritos fazia parecer que estavamos num filme! Muito curioso! Sem ser nas bandas sonoras dos filmes nunca tinha ouvido tal coisa!

A Bia achou um piadão às penas....!

Nesta altura entrei num pavilhão onde se destacaram a cortiça, os vinhos, pintura de cerâmica, pintura tradicional alentejana de móveis (vi ao vivo e a cores pintar um louceiro, espectacular! Refiro-me a pintura tradicional como esta e esta que encontrei na net), trabalhar do ferro, cobre, latão, ourivesaria, trabalhos de patcwork, arraiolos, lenços dos namorados de 1910 (!), bordados de Coimbra e os de bilros de Vila do Conde, tecelagem de Mirandela, bonecas de trapos, bonecos em madeira, sei que houve bonecas feitas em folha de milho mas já não as vi, vi sim as mantas de lã cardada...
Cá fora havia ainda tasquinhas com variados licores servidos em copinhos de chocolate (pena que não encontrei o licor de chocolate), muita ginginha, mel, vinhos, chás, doçaria regional! Tudinho tradicional!
Podem ter uma ideia aqui.
Pena não poder tirar as fotos...
Por trás desse pavilhão havia ainda os carrocéis. Mas a Bia estava muito chocha e não quis ir...

Tempo para um churro com chocolate!
Além de toda a doçaria regional disponível, não faltavam as bifanas no pão, os couratos. Tudo a grelhar mesmo ao nosso lado. E venha uma cerveja fresquinha! Glu! Glu! Glu!


Esta loiça é linda! Também havia a típica alentejana, mais colorida e ainda o barro preto. O tacho de ir ao forno é que ainda não foi desta que veio morar cá para casa...
Mesmo ao lado havia louça ao desbarato... uma boleira em loiça vermelha a €2,50!! Linda! Eu comprei a minha há umas 2 semanas... mais cara, claro está!

Material que não dispenso ver ao pormenor! Aqui vi colheres de pau e rolos da massa maiores que a minha filha! lol (Os da foto são normais, os grandes estavam num cantinho que só vi mais tarde).

Aqui os picadores da carne, como os conheciam as nossas mães e avós... à manivela!

Muitas formas, forminhas... balanças de pesos lindas! Chapas para queimar leite creme, espátulas, cortadores de batatas em palitos, cortadores de bolachas, etc. Tudo o que as nossas avós podiam encontrar na cozinha, aqui também se encontrava! Materiais um pouco rudimentares mas com muito encanto!

Fim de passeio! A Feira encerraria só pelas 23 horas mas eu ainda tinha que descobrir o que fazer de jantar nesse Dia da Cor - Preto!

Parece que em Tomar, na 2ª quinzena deste mês, também vai ter lugar uma Feira deste género.
Alguém tem mais informação sobre isso? Se alguém (que more lá por perto) tiver vontade de mostrar um pouquinho... lanço o desafio!

9 comentários:

  1. Excelente reportagem, lembro-me de tudinho o que mostraste! Também levei máquina fotográfica com intenção de captar muitas imagens e guardar como recordação, mas entretanto o calor insuportável deixou-me sem paciência! Recordo-me dessas colheres de pau e rolos da massa gigantes, assim como alguns tachos! Fiquei estupefacta :)

    E essa fotografia da barraquinha de loiças que mostras foi a tal que gostei muito, onde fiquei mais tempo parada e onde vi as tais forminhas de que te falei! Pois, mas as forminhas continuaram a rir-se para mim, ainda não foi desta que as trouxe! Enfim, uma feira pacata e que eu gosto muito de visitar :)

    Desconhecia que iria haver feira idêntica em Tomar! Vou ficar atenta aos próximos comentários, pode ser que alguém esteja mais dentro do assunto e assim nos possa esclarecer! Ah, espero que a tua filhota esteja bem melhor :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Adoraria ter visitado essa maravilhosa feira!
    Tudo tão lindo e tão bem feito.

    Grande beijo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas fotos e pela magnífica reportagem Marina!
    Adorei :)
    Tenho pena de não ter ido lá e, se o tivesse feito, certamente que tinha vindo carregada de coisas para casa!! Poxa, tanta coisa linda!!!
    Sabes, eu também tive umas pantufas dessas.. Ah Ah Ah.. Tãaaaaaaaaaaaaaao quentinhas!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Adoro tais feiras, mas geralmente compro mais coisas do que devia, pois tudo me agrada muito, principalmente coisas de cozinhas. Se um dia for a Portugal gostaria de conhecer coisas assim.
    Estou seguindo seu blog;

    João Mario
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro este tipo de feiras ainda a pouco tempo tivemos uma em Famalicão e eu claro fui!! compro sempre qualquer coisita lá!! adorei as fotos!!! beijokas

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito deste tipo de feiras...gostei muito da reportagem,obrigada por partilhares....
    jokinhas

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem lá fui... e não te vi!!!! heheee...
    Tambem não te reconheceria, claro!
    Adorei a reportagem, eu trouxe louças de barro vermelho, faço coleção.
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  8. Que bela visita guiada :D

    Este tipo de feiras sao sempre engraçadas ;)

    bjin

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails