9 de setembro de 2009

Pizza!!!

Hoje precisava de um jantar rápido! E já andava com vontade de experimentar a massa para pizzas na MPF. Sabia que existiam receitas rápidas de massa que não precisam de levedar, esta é uma delas.
Os ingredientes aguardavam no frigorífico... Sim, decidi. Ia ser hoje!
A receita da massa para pizza é daqui. Ultra-rápida! Tinha que recorrer ao melhor porque massas para pizzas nunca foi o meu forte - já consegui massas bem esquisitas ao testar algumas receitas!!

Massa:
450 gr farinha de trigo
200 ml água
15 gr de fermento em pó químico (tipo royal)
1 c. chá sal
2 c. (sopa) de azeite

Para pincelar antes de servir:
1 dente de alho (não usei)
2 c. sopa azeite

Juntar todos os ingredientes até obter uma bola homogénea, na MFP seleccionar o programa "massa" e desligar assim que a bola estiver feita.
Não chegou a formar uma bola! Fez várias mais pequenas... Resolvi retirar a massa da MPF e amassei à mão. Perante isto deixei de ter uma massa ultra-rápida porque sou uma naba a amassar e não tenho força nenhuma nos braços...!!!
Dividir a massa em duas partes.
Esticar cada uma delas na pedra enfarinhada.
Acho que picar com o garfo também ajuda.
Colocar na forma ou rede e levar ao forno 5 minutos na temperatura máxima.
Retirar, rechear e levar novamente ao forno mais 10 minutos a 200ºC.

Comecei por rechear as pizzas com molho de tomate com basílco do pingo doce (vende-se em frascos, usei metade para as 2 pizzas). Salpiquei com mozzarela ralada. Depois leva os ingredientes a gosto de cada um e no fim salpico novamente com mozzarela ralada.
Depois de cozida salpico com oregãos secos e um pouco de azeite.

(clicar na imagem para ampliar)

Para o pai C. recheei com pedaços de ananás, tiras de pimento verde, azeitonas, 2 fatias de fiambre desfiadas, 2 fatias de bacon em pedaços, cubos de queijo para saladas do pingo doce (queijo Mimolette e Edam), mozzarela fresca de búfala.

(clicar na imagem para ampliar)

Para mim recheei metade com um pouco da mistura de espinafres e queijo da 4salti, descongelada e escorrida, espargos brancos cortados em pedaços, a outra metade com ingredientes idênticos à do pai C.

Esqueci-me dos cogumelos - grande falha!!!!
Acho que devia ter ficado mais tempo no forno. Gosto da massa bem cozida!

10 comentários:

  1. Olá Marina curti o teu blog!lol até me fizes-te rir!
    Vou experimentar esta receita,mas diz me uma coisa juntas os ingredientes e só depois metes na maquina?
    Beijinhos.

    P.s Falta te aqui a listinha de seguidores,eu fico já tua seguidora,bora lá!

    ResponderEliminar
  2. Sarita, respondi no teu blog... e já cá está a Lista! lol

    ResponderEliminar
  3. Essas fotos já me deixaram a salivar!! Eu adoro pizzas caseiras e com muuuuuuito queijo. As tuas ficaram mesmo com aspecto...UAU!!!!! juro que comia agora na boa uma fatia de cada :) E com oregaos ... ena lá!!!! Amei. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. so de ver ja apetece comer uma fatia:))

    optima sugestao

    ResponderEliminar
  5. E QUE BEM QUE ELA FICOU...TAMBÉM NUNCA ME DEIBEM COM AQUELAS BASES, QUE, POR VEZES, MAIS PARECEM BORRACHA. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  6. olá,
    Está espectacular,essas pizzas.devem estar delicioso.Encontrei o teu blog numa pesquisa de blog e gostei bastante.Convido-te para visitares meu e seguires se seguires o meu eu segui o teu.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Mesmo com os imprevisto ficou bonita a pizza.
    Esta massa não fica muito macia para esticar, mas não precisa de grande esforço também.
    Um dos grandes factores que alteram as receitas são as farinhas. A farinha absorve os ingredientes húmidos, a água por exemplo, e algumas absorvem mais e outras menos, por isso a massa poderá ter ficado muito seca e não formou 1 bola. Tente para a próxima, se usar a mesma farinha, juntar mais 1-2 colheres (sopa) de água. A massa deve formar uma bola mesmo na MFP.
    O peso que dou em farinha é da do intermarché, T65 sem fermento, Top Budget em sacos de 5kg, a mesma que uso para o pão e para tudo o resto.
    Não desanimar, para a próxima sai melhor.

    ResponderEliminar
  8. Outro pormenor...
    Eu asso as pizzas ou em formas de rede ou em pedra, onde o calor chega muito mais directo à massa. Se usar uma forma tradicional ou tabuleiro pode precisar de um pouco mais de tempo mas mesmo assim a massa tende a transpirar um pouco e não fica crocante ou seca.

    ResponderEliminar
  9. Ambas as pizzas ficaram com cores bem vivas e bonitas, deviam estar deliciosas! Há dias também experimentei fazer pela primeira vez massa para pizza na MFP! A pizza até estava saborosa, muito em parte devido aos ingredientes que escolhi para o recheio, mas em contrapartida a massa não me preencheu as medidas! A receita que utilizei foi a que vem no livro de instruções da máquina [Clatronic] e apesar de ficar alta e fofa na superfície, por baixo fica um pouco rijinha, e isso dispenso! Por isso agora ando à "cata" de outras receitas, e a tua vai entrar para a minha lista :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails