26 de dezembro de 2009

Molho de Caramelo

Se há aroma que aprecio é do caramelo! Muito mais que o do chocolate!
Já vi imensos blogs com receitas de molho de caramelo (até babava!) mas faltou-me muitas vezes a coragem devido a algumas tentativas desastrosas de fazer o mais simples caramelo.
Até que passei por aqui: Ok, inspirar, contar até 10, vamos a isso! O açúcar até não é muito caro, vamos lá tentar outra vez.

Este molho tem um aspecto fabuloso! Já serviu para fazer um molotof e mal posso esperar por provar umas panquecas bem regadas!


2 cups de açúcar
1/2 cup de água (118 ml)
1/2 cup de natas (118 ml)
2 tbp de manteiga (30 gr)
1/4 cup de natas (59 ml)

Opcional (não usei):
2 tbsp rum
1/4 cup de xarope de milho



Levar a lume brando o açúcar com a água e deixar uns bons minutos até começar a caramelizar.
Ainda demora, mas vale a pena.


Às tantas começamos a sentir o aroma do caramelo a chegar de mansinho... mas ainda falta um pouco.

Esta cor ambar indica que está quase, quase... após uns segundos retirei do lume, mas atenção que o caramelo continua a cozinhar e se não tivermos cuidado queima e está arruinado!

A partir daqui tem que ser tudo muito rápido! E ao mesmo tempo ter cuidado porque a temperatura do caramelo é muito elevada e salpica quando lhe adicionamos outros ingredientes (eu já tenho uma "marca de guerra").


Assim que o caramelo está pronto*, mexe-se vigorosamente com uma colher de madeira e adiciona-se 1/2 cup de natas préviamente aquecidas no microondas (30 segundos). Juntar também a manteiga em pedaços. Mexer sempre! Fica com este aspecto (foto acima).


Juntar agora 1/4 cup de natas também aquecidas no microondas (30 segundos).
Et voilá!


Não esquecer de um dos passos mais importantes: rapar bem o tacho!


Guardar em frasco hermético. Conservar em local frio até 1 mês. Se o caramelo ficar muito espesso com o frio deve-se aquecer uns segundo no microondas antes da sua utilização.

Rendeu cerca de 400 ml.

Tenho que voltar a fazer!
Houve um bocado de caramelo que não consegui envolver bem e que arrefeceu e endureceu. Mas vou aproveitar para uma sobremesa, picadinho... humm... tão bom!
Realmente é difícil fazer isto tudo e ainda tirar fotos, lol.

PS - Estou a preparar o post do meu perú de Natal! Me aguardem...!

*Para reduzir a temperatura pousei o tacho uns segundos em cima de pedras de gelo dentro do lava-loiça. Esta batota ajuda a reduzir a temperatura drásticamente!

14 comentários:

  1. Devo dizer te que esta com optimo aspecto,deve ter ficado delicioso,bjs

    ResponderEliminar
  2. Isto não se faz ao pessoal!!!!! Agora quem tá a babar sou eu!!! Até já pensei fazer um tronco de natal de chantilly e caramelo, deve ficar 5 estrelas natalicias :)

    A ver vamos se fica bem com natas vegetais...

    Continuação de boas festividades. ESpero que o teu Natal tenha corrido super bem e que o pai natal tenha sido generoso contigo :) Agora é rumar ao ano novo. Boas entradas em 2010. Entra com o pé direito.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  3. Grande guloseima.
    Espero que tenhas tido um Santo Natal.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Olá minha amiga, obrigado por seres sempre uma querida, e por te ires lembrando de mim sempre :)...
    Espero que o teu natal tenha sido óptimo, recheado de prendinhas :)...
    bjinhus bem grandes

    ResponderEliminar
  5. Epá, isto não se faz! Já viste bem o aspecto fantástico deste teu caramelo? Até para quem não seja grande apreciador, é impossível não se tornar adepto! Eu adoro caramelo, e por mim estaria a incluí-lo em tudo, ou quase! Às vezes até dou por mim a passar no MacDonalds só para comer um Sundae Caramelo! O gelado é de natas e igual a tantos outros, mas o caramelo é tão saboroso que faz toda a diferença! Já agora, o açúcar que utilizaste é do branco normal? Tenho mesmo mesmo mesmo de fazer, que delícia deliciosa :)

    Já agora, aceitas uma sugestão? Arrisca a fazer iogurtes caseiros e depois colocar um pouco de caramelo no fundo de cada pote! Nunca provei, mas encontrei a receita algures [já nem sei bem onde] e gostei da ideia :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  6. Pois, este caramelo faz lembrar o do MacDonalds... tão bom!
    Sobre os iogurtes, aqui há tempos fiz uns iogurtes de caramelo que vi no blog da Canela. Quando fiz este caramelo lembrei-me logo dos iogurtes! Heide experimentar, sim senhora!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigadinha maricaca mendes por teres um site de qualidade pessima onde é super dificil de chegar. Acabei de tentar fazer a tua caca que saiu pior que o coco do minha vaca! Que porcaria! nhecs(vês como é estupido quando fazemos estas expressões) mas enfim deitei isso do predio abaixo e equanto o meu vizinho estava cagando a sanita viu isso e perguntou porque estava coco a voar e me topou ele disse porque raio estava eu a mandar caca de o meu burro Joaquim (sim porque tenho uma quinta coisa que nao tens!)Dorme muuuuuuuuitisimo mal. PS: cumprimentos da minha vaca e do meu burro e do meu vizinho.

    ResponderEliminar
  8. que raio! macdonalds?!!!!!!!!!!!!!!! mesmo burra! para tua informaçao é MCDONALDS!

    ResponderEliminar
  9. ah o anonimo acima sou eu o Gapapas se ouvires Gapapas so eu!!!

    ResponderEliminar
  10. Oh RUTE és mesmo estupido !!!! DO: Gapapas

    ResponderEliminar
  11. ABELHA MAIA que raio de nome nasceste numa colmeia o que?? DO: Gapapas

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails