6 de maio de 2010

Soufflé de Pescada

Gosto muito destes cozinhados que vão ao forno e me permitem arrumar a cozinha e até dar um banho à minha filhota antes de irmos para a mesa.
Adaptei uma receita daqui. E já estou a imaginar outras possibilidades: juntar espinafres e queijo, ou umas courgettes, ou delícias do mar... As variantes vão ser ditadas pelo frigorífico!


1 cebola
60 gr margarina
1 folha louro
1 alho francês
1 cenoura
450 gr de filetes de pescada
sal
pimenta branca
50 gr farinha
5 dl leite
noz moscada
3 ovos
margarina líquida q. b.


Leva-se ao lume a cebola picada com a margarina e uma folha de louro. Junta-se o alho francês em rodelas e a cenoura ralada.
Deixa-se estufar em lume brando com tampa.
Junta-se o peixe, tempera-se de sal e pimenta, tapa-se e deixa-se cozinhar por mais 5 a 10 minutos (os filetes eram muito finos, se se usar lombos os medalhões cozinhar mais uns minutos).
Com uma colher de pau desfaz-se o peixe. Polvilha-se com a farrinha, mistura-se bem e regua-se com o leite. Rectifica-se o sal e pimenta, se necessário, e perfuma-se com noz moscada. Deixa-se engrossar sobre lume brando mexendo de vez em quando.
Retire do lume e adiciona-se as gemas desfeitas, mexendo rapidamente. Deixa-se arrefecer um pouco.
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Pincela-se uma forma para soufflé com margarina líquida, não deixando excesso de gordura.
Tempera-se as claras com uma pitada de sal e montam-se em castelo bem firme.
Envolvem-se as claras delicadamente no creme de peixe e deita-se a mistura na forma.
Leva-se imediatamente ao forno e deixa-se cozer, sem abrir a porta do forno, entre 35 a 40 minutos.
Servi com uma salada de alface e frutas.

32 comentários:

  1. Que souflé bem apetitoso!!!

    Um beijinho***

    ResponderEliminar
  2. Que soufflé delicioso! Ainda não me aventurei no mundo dos soufflés...Esta receita conquistou-me e animou-me a inciar-me!!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá,Marina!
    Ficou perfeito esse soufflé e decerto
    muito bom!!



    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. acho que é desta que vou experimentar....
    está mesmo com bom aspecto
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ora Bem :)Adoro souffles fui criada a comê-los todas as semanas :)

    ResponderEliminar
  6. Aqui está um prato que me desperta imensa curiosidade, mas por um motivo ou por outro nunca fiz!
    o teu ficou lindissimo!
    Acho que é desta que me vou^pôr à prova :)
    jinhos linda

    ResponderEliminar
  7. Olá Marina!
    Eu comprei há tempos uns ramequins mas ainda não os usei.
    Esta receita parece-me óptima!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  8. A receita ficou uma delicia. Bjoooooo)

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo Marina! Mesmo apetitoso!!!!
    Bjkas

    ResponderEliminar
  10. que delicia ficou...,ate me cresceu agua na boca,bjs

    ResponderEliminar
  11. A parte dificil para mim é resistir a não abrir a porta do forno!

    Tem um optimo aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que óptimo ficou, mesmo fôfo.
    Uma óptima maneira de se comer o peixinho!

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspecto, já comprei as formas para experimentar e nunca fiz, tenho ideia que é complicado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. cá em casa é complicado comer peixe... não tenho paciencia para grelhar, porque fica a cozinha cheia de fumo (não tenho churrasco na rua...), e o meu menino recusa-se a comer peixe cozido... acabo por fazer só pratos de bacalhau e outro peixe no forno... é impressionante, nunca me tinha lembrado de algo assim! inspirador :) um dia destes faço!

    ResponderEliminar
  15. Sabes k adoro souflé, e é algo k me mete medo de fazer...lol :)
    De aspecto está fabuloso, de sabor... terei de experimentar :)
    beijoca amiga

    ResponderEliminar
  16. Nunca provei soufflé, mas tenho muita curiosidade em experimentar.Esta receita parece-me muito boa.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  17. O sufflé não é o bicho de 7 cabeças que à partida pensamos... Este foi feito às 3 pancadas e saiu muito bem!
    Para os pequenos, é do melhor para camuflar peixe e vegetais!
    Recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo esse souflé, eu também gosto muito desse tipo de comidinhas :-)

    ResponderEliminar
  19. Nunca provei soufflé, o meu forno é manhoso para essas coisas. Deve ficar óptimo :)

    ResponderEliminar
  20. ADORO SOUFLÉ OS MEUS SEMPRE MURCHAM MAS O SABOR FICA MUITO BOM!!!
    ESSE DE PESCADA DEVE SER ÓTIMO!
    BJIM

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro soufflé!
    E é como dizes, as combinações possíveis são um convite à criatividade. :)
    O teu está lindo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Que belíssimo soufflé!! O aspecto é super deliciosos! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Marina que delicia!!! UAU!!!! acreditas q nunca provei nem fiz um soufle?! q pena temk tao bom aspecto!!! adorei


    PS: eu sou do FCP!!!! a argas deve ser dos Mouros!!! lol

    ResponderEliminar
  24. ola. foi a 1eira vez que visitei este blog. gostei bastante e hei-de voltar. se kiser conhecer novas cozinhas visite a minha em http://ensaiosculinarios.blogspot.com// beijocas

    ResponderEliminar
  25. Já há muitos anos que não faço sufflê. Antigamente também fazia muito um de peixe em tabuleiro. Optava pelo tabuleiro por gosto mais da parte tostadinha :)

    Que saudades!

    ResponderEliminar
  26. Olá vim agradecer a visita no meu blog já a estou a seguir , mas acho que já passei por aqui mais de que uma vez,este suffle está com boa pinta, nunca fiz acho que vou esprementar, beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que delícia o teu souflé. Ainda não me aventurei a fazer, ams ando desejosa, quem sabe faço este teu. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Marina,
    Ficou lindo o teu souflé. Tenho de xperimentar esta receita.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  29. Adoro souflé de pescada mas faço de outra forma por isso já anotei esta para fazer na proxima vez. Tem um aspecto lindo e ficou bem altinho, como se quer um souflle, parabéns. Adorei seu blog.

    ResponderEliminar
  30. Gosto imenso de souffle, mas o marido acha que não sabe a nada, vá-se lá perceber estas cabeças masculinas ehehehe Acho que já fiz uma receita parecida, fica muito sabororos e bem leve, como um verdadeiro soufflé deve ser!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails