16 de fevereiro de 2011

Shephard's Pie

A Shephard's Pie, de origem britânica, era composta por carne moída de borrego, frita num refogado de cebola com umas ervilhas e cenouras, onde depois suava para largar todos os seus sucos. Ao preparado juntava-se puré de batata e ia numa travessa ao forno até que uma capa dourada se formasse à superfície.
No prato, acaba por ser uma versão de puré com carne picada de pernas para o ar...

Outros países adoptaram esta receita, nomeadamente os EUA, substituindo a carne de borrego pela carne de vaca. Uma outra variante é com peixe e nesse caso temos uma fisherman's pie! - interessante, não?

Há também quem deite uma cobertura de queijo para gratinar sobre o puré. Ou quem junte molho de tomate à carne picada para um molho mais rico. Algumas receitas sugerem também uma camada de milho ou feijão cozido. É muitas vezes preparada com sobras de carnes assadas (com respectivo molho) e sobras de batatas cozidas.

Confesso que a minha Shephard's Pie levou duas saquetas de puré instântaneo Maggi - dá para dois tabuleiros (18x27cm). Como tinha a carne já cozinhada (congelei) foi ultra rápida a sua preparação!
Vai substituir o tradicional empadão cá em casa nos próximos tempos!



450 gr carne vaca
1 cebola grande
óleo
2 dentes de alho picados
sal
pimenta preta
molho inglês q. b.
150 gr cenouras
150 gr ervilhas
1 cubo caldo carne
240 ml água fervente
1 ovo
900 gr puré de batata caseiro (com leite e manteiga)
salsa fresca
cebolinho

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa frigideira anti-aderente, com um pouco de óleo, cozinhar a cebola, alhos e a carne picada. Mexer até a carne se apresentar bem dourada e solta.
Adicionar a cenoura aos cubos e as ervilhas. Temperar de sal e pimenta. Deixar cozinhar por mais uns minutos, mexendo.
Entretanto, dissolver o cubo de caldo na água a ferver. Bater o ovo numa tigela pequena e juntar 2 colheradas do caldo, assim como umas gotas de molho inglês, batendo com uma vara de arames; reservar.
Adicionar o caldo restante ao preparado de carne e legumes. Misturar e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar até os legumes ficarem cozidos e não restar quase líquido nenhum na frigideira. Incorporar a mistura de ovo e caldo em lume brando, mexendo sempre até espessar um pouco.
Polvilhar com salsa e cebolinho picados (não usei). Misturar e retirar a frigideira do lume.
Transferir o preparado para uma assadeira. Cobrir com o puré de batata e alisar a superfície com uma espátula. Polvilhar com algum pimentão-doce.
Levar ao forno - a 200ºC - até gratinar (25-30 minutos). Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de servir. Acompanhar com salada de folhas.

10 comentários:

  1. Muito apetitoso!
    Parece ter ficado muito bom.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Marina,
    ficou com optimo aspecto esta tua sheperd's pie, na minha opiniao ate melhor do que a tradicional pie britanica com borrego :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que saborosa e é mesmo boa para a minha filhota que adora empadão. Hei-de fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. eu também sou adepta do puré de batata instantâneo, é muito mais prático.. eh eh eh
    e também costumo cozinhar carne já cozinhada.
    qualquer dia experimento esta tua pie.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante mesmo... para mim a altura do puré tinha de ser reduzida,pois os eus homens não gostam de puré de batata.
    Gostei do aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito colorida com esses legumes gostei muito beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito, mas aqui o puré caseiro é imprescindível! Junto-lhe umas cenouras e fica uma excelente forma de aproveitar sobras de carne.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ja tinha visto la na elvira e tambem guardei para fazer. porque adoramos empadao e esta receita tamebm me parece uma delicia ja com legumes tudo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mas que belo prato...dá água na boca só de olhar esta foto...rs
    muito bom

    bjim

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails