30 de setembro de 2011

Maionese Caseira

A maionese cá em casa sempre foi de compra. Desde sempre pensei que era muito difícil conseguir a consistência perfeita e que com qualquer deslize a maioneze talhava e ficava sem remédio...
A única vez que vi fazer maionese, devia ter uns 6 anos, foi em casa da minha tia G., que na altura morava numa quinta. A maionese fazia falta para o jantar que estava quase pronto e o supermercado mais próximo ficava a uma distância considerável, pelo que se optou pela maionese caseira. Lembro-me de ver um copo alto, uma varinha mágica e a formação de algo cremoso à medida que a varinha subia... mas não prestei muita atenção porque eu e os meus primos tinhamos que ir apanhar laranjas para fazer o rico do sumo - e era se o queriamos beber!

No passado Domingo aconteceu coisa parecida. Preparei uma salada russa e quando me dei conta não tinha maionese no frigorífico. O supermercado mais próximo da minha casa fica ao atravessar da rua, porém lembrei-me da tia G....




1 gema
1 c. chá mostarda Dijon
200 ml óleo vegetal/azeite
1 c. sopa sumo de limão
sal q.b.


Deitei, no copo da varinha mágica, a gema e a mostarda. Inseri a varinha no copo e verti o óleo. Liguei a varinha e assim que começa a formar creme no fundo vai-se subindo a varinha devagar para que o óleo seja todo encorporado. Tempera-se de sal - só umas pedrinhas - e sumo de limão e envolve-se fazendo o mesmo processo com a varinha mágica.

Eu usei óleo porque tive medo de estragar o azeite que é mais caro. E para fazer o teste pareceu-me ideial.
À maionese pode-se acrescentar ervas, alho, especiarias, conforme o nosso gosto pessoal.

Aproveito para agradecer as sugestões sobre Coimbra. Foi tudo muito em cima da hora. Acabei por não ir ao Leitão. Mas encontrei um restaurante - A Taberna - cujo aspecto exterior é muito modesto e que esconde até a envolvência e o âmbiente acolhedor no interior. Almoçamos muito bem, comida de forno a lenha e com a oportunidade de observar a sua confecção. Gostei muito do restaurante e recomendo. O passeio junto ao rio Mondego não podia faltar. E visitei o Portugal dos Pequenitos conforme havia prometido à Beatriz! Antes de retornar a Lisboa não resisti aos pastéis de Santa Clara (achei piada a este video que encontrei).
A cidade de Coimbra é realmente muito bonita. Mais havia a visitar se mais tempo houvesse. Fica para uma próxima vez.

9 comentários:

  1. Ainda bem que correu bem a visita a Coimbra Marina, é uma linda cidade e com muito para visitar.
    Quanto à maionese já à muito que não compro pois sendo tão facil de fazer e bem mais apetitosa não há porque não fazer..

    beijinhos e tem um optimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma consistência optima!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Já não vim a tempo de te ajudar na visita a Coimbra, que fica aqui perto...mas ainda bem que gostaste e que correu tudo bem. :)
    Nunca fiz maionese em casa, mas vou anotar pois parece-me muito boa :)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Pois é andamos em sintonia, mas pode arriscar o azeite que vai ver não se arrepende, eu desde que experimentei com azeite nunca mais fiz com oleo, é muito melhor :-)
    pena não ter visto o sos coimbra, mas não havia muito mais a dizer para tão pouco tempo e o restaurante escolhido para mim era um dos melhores cá do burgo, agora nem sei porquê já lá não vou há anos...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Marina a tua maionese ficou muito boa!!!
    Gosto de fazer com óleo e azeite e limão.
    Há que faça com vinagre, mas assim não gosto

    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Ai tão boa a maionese, tão cremosa!!! Eu fiz uma vez e ficou líquida!!!
    Olha que não me aparece vírus nenhum ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por seguir o meu blog, digo que pelo que vi vou voltar sempre tem receitas deliciosas penso que esse final de semana irei fazer o bolo de maça pois os meus filhos adoram,
    bjbj
    Monica Morris
    Coisasdaminhacasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. E ficou com uma consistência óptima!
    Vou levar a receita comigo ok?
    Bom fds,....Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails